Como configurar acesso remoto para uma estação

Resumo

A partir da versão do cliente v1.6.0, o cliente VPN de acesso remoto Tailscale agora está integrado ao cliente Wingbits. Isso significa que você agora pode configurar acesso remoto aos seus dispositivos Hyfix usando o Tailscale e visualizar a WebUI do dispositivo, tar1090/graphs1090 (se ativado) e quaisquer portas baseadas em web expostas no futuro.

Se você estiver executando uma estação BYOD e já tiver o Tailscale configurado, pode optar por usar este método, mas esteja ciente de que seu acesso será mais limitado, por exemplo o ssh pode não ser utilizável. A maioria dos usuários BYOD provavelmente desejará manter uma configuração existente do Tailscale. Observação: Não tente executar a configuração do Tailscale diretamente no dispositivo e também através do Cliente Wingbits, pois isso causará problemas no Tailscale e não será confiável.

Pré-requisitos

Embora isso possa ser feito antes ou depois da configuração abaixo, você também precisará ter o Tailscale instalado em qualquer outro dispositivo que pretenda usar ao se conectar à estação. Isso pode ser um PC ou um dispositivo móvel (usando o aplicativo Tailscale).

Basicamente, o Tailscale cria uma VPN entre quaisquer dispositivos que você configurar, para que todos possam se conectar entre si como se estivessem em uma rede local.

Configuração

Para viabilizar esse recurso, algumas alterações foram feitas ao painel para habilitar a configuração e o vínculo com sua conta Tailscale.

Você pode seguir os passos abaixo para configurá-lo:

  1. Se você ainda não tiver uma conta Tailscale, primeiro precisará criar uma indo para tailscale.com e criar uma nova conta.

  2. Vá para a Minhas Estações página do painel Wingbits e clique na sua estação Hyfix

  3. Selecione a opção Configuração e clique em “Obtenha sua chave aqui” em laranja. Se você ainda estiver conectado ao site do Tailscale, ele o levará diretamente para a seção de Chaves. Caso contrário, será necessário fazer login quando solicitado.

  1. No Console de Administração do Tailscale, na seção Configurações - Chaves, clique em “Gerar chave de autenticação”

  1. Dê um nome à chave, mantenha o restante das configurações nos padrões e clique em “Gerar chave”

  1. Copie a chave para a área de transferência pressionando os quadrados no final da linha.

  1. Volte ao painel Wingbits, cole a chave e clique no botão “Salvar alterações” para gravar.

  1. Aguarde 30 minutos para que o cliente da estação aplique a configuração do Tailscale e então você pode tentar acessá-la. Quando o cliente da estação estiver associado, você o verá aparecer no Console de Administração do Tailscale na seção Máquinas.

  2. Para essa Máquina no Tailscale, provavelmente você desejará desabilitar a expiração da chave selecionando o ícone de três pontos no final da linha e escolhendo “Desativar expiração da chave”; caso contrário, a chave expirará automaticamente no futuro e você terá que configurá-la novamente.

  3. Depois que a estação estiver vinculada no Tailscale, você pode acessá-la pelos links na página de Configuração. Observação: Na primeira vez após o vínculo ou após uma reinicialização, eles podem demorar para responder, especialmente a página do Tar1090, e pode ser necessário atualizar a página após um timeout.

Atualizado