Terminologia
ADS-B
ADS-B significa Vigilância Dependente Automática–Broadcast (Automatic Dependent Surveillance–Broadcast). Dispositivos de hardware com essa funcionalidade capturam sinais transmitidos por aeronaves (sinais ADS-B) que incluem dados importantes como posição, velocidade e altitude. A maioria das aeronaves comerciais transmite sinais ADS-B e, com novas regulações, isso está se tornando o método padronizado de rastreamento.
Estações
A configuração de hardware ADS-B usada na rede Wingbits para rastrear dados, que vem com uma antena integrada.
DePIN
DePIN significa Rede de Infraestrutura Física Descentralizada (Decentralized Physical Infrastructure Network), que normalmente é composta por uma comunidade de nós. É um termo que ganhou popularidade com o surgimento das tecnologias blockchain e Web 3.0. Alguns exemplos populares de projetos DePIN incluem Helium e Wingbits, que ambos usam a blockchain Solana para distribuir suas recompensas. A Wingbits utiliza o modelo DePIN para que possamos recompensar nossa comunidade mais facilmente, rastreando suas contribuições de dados e enviando tokens $WINGS como recompensa.
Nó
Nó é um dispositivo que ajuda a alimentar uma rede e é capaz de criar, receber ou transmitir dados. Para quem está familiarizado com Web3, você pode comparar livremente uma estação Wingbits a um nó de rede que captura e distribui dados, embora em nível técnico eles funcionem de maneira diferente. Sua estação será associada a um endereço de carteira de criptomoeda de sua escolha para que você possa receber recompensas com base em seu desempenho.
Solana
Solana é uma blockchain que a rede Wingbits utiliza para distribuir suas recompensas, o token $WINGS. Ao configurar sua estação, você definirá o endereço da sua carteira compatível com tokens baseados em Solana. Enviaremos $WINGS para sua carteira, que estará associada ao ID do nó da sua estação.
$WINGS
$WINGS é um tipo de criptomoeda conhecida como token de utilidade. Tokens de utilidade atuam como meio de troca dentro de uma rede ou plataforma específica. Você pode trocar tokens $WINGS por outras criptomoedas ou convertê-los para moeda fiduciária como EUR ou USD.
Hex de cobertura
Dividimos o mapa mundial em seções hexagonais maiores, ou “hexes”, que correspondem a áreas de recompensa diária. Cada hex representa uma das várias áreas específicas do céu que uma estação pode monitorar, garantindo cobertura global completa sem superlotar certas áreas. Cada hex de cobertura é resolução 3 no sistema H3. Mais informações na seção “Recompensas”.
Localização reivindicada
Localização reivindicada é a área de terreno que é reivindicada e bloqueada para uma única estação, de modo que nenhuma outra estação possa ser instalada muito próxima. No mapa da Wingbits, com a camada Estaçõess ativada, qualquer localização reivindicada aparecerá como uma pequena forma hexagonal de cerca de 36 km² (~14 milhas²). Ninguém mais pode reivindicar essa área, para garantir que as recompensas não sejam fortemente diluídas em áreas mais densamente povoadas. Esta localização não participa dos cálculos de recompensas.
Estação BYOD
BYOD é uma estação "construa seu próprio dispositivo" ou "traga seu próprio dispositivo". Essas puderam ingressar na rede antes de 14 de outubro de 2024, mas novas estações desse tipo não podem mais ser integradas sem um dongle USB adicional geosigner presente. Geosigners não estão mais disponíveis, portanto, se você não tiver um ou não conseguir obter um usado, será necessário ingressar na rede usando um dispositivo de hardware aprovado.
Estação de Hardware Aprovada
Estações de hardware aprovadas são estações ADS-B prontas para uso que possuem todos os componentes necessários para participar do projeto. Essas estações foram certificadas pela Wingbits para atender às especificações mínimas de hardware e desempenho. Os fabricantes controlarão o design geral e podem optar por incluir recursos adicionais (uso duplo, PoE, capacidades de expansão, entre outros).
Atualizado