Wingbits Litepaper
Versão: 2025-04-14
Resumo
Wingbits é uma rede de rastreamento de voos impulsionada pela comunidade que recompensa provedores de dados e oferece serviços de rastreamento de voos precisos para empresas tradicionais e usuários. Permite que qualquer pessoa participe tornando-se operador de estação e ganhe recompensas em tokens por coletar e fornecer dados ADS-B.
O token Wingbits $WINGS é o token utilitário da rede, incentivando a participação, possibilitando transações e garantindo compensação justa aos contribuintes. Nosso objetivo é aumentar a densidade de observação de voos globalmente e melhorar a precisão das informações de voo, especialmente em regiões com pouca infraestrutura de aviação, enquanto ajudamos empresas e organizações sensíveis à aviação a otimizar suas operações.
O Wingbits é projetado (tecnicamente e financeiramente) de forma que os interesses de todos os participantes estejam alinhados.
1. O que é Wingbits?
1.1 O projeto Wingbits
Wingbits é uma rede global de rastreamento de voos que coleta dados ADS-B (Automatic Dependent Surveillance-Broadcast) transmitidos por aeronaves através de uma comunidade de hosts de estações localizados ao redor do mundo. A empresa agrega, limpa e enriquece os dados, que são então vendidos para compradores de dados ao redor do globo. O que diferencia o Wingbits da concorrência se resume ao modelo, à rede e ao hardware.
Wingbits está construindo um projeto DePIN na rede Solana para distribuir recompensas aos seus provedores de dados com base no desempenho. Essa abordagem permite ao Wingbits otimizar a rede e aumentar seu valor comercial criando fortes incentivos para que os provedores de dados otimizem suas estações, tanto em termos de hardware quanto de localização. Além disso, possibilita que o Wingbits se expanda estrategicamente em áreas que forneçam vantagem competitiva. Isso pode ser alcançado aumentando recompensas ou emitindo bounties em áreas específicas, como aeroportos ou futuras localizações de vertiportos, para incentivar implantações — algo que nenhum dos concorrentes pode igualar.
1.2 Nosso valor
Dados ADS-B são um tipo de dados de rastreamento de aeronaves transmitidos em tempo real pelas aeronaves. Incluem informações como posição da aeronave, velocidade, altitude etc., e são transmitidos para outras aeronaves e estações em terra. Essa tecnologia está se tornando cada vez mais comum na aviação, pois fornece informações mais precisas e atualizadas sobre os movimentos das aeronaves, permitindo melhor gestão do tráfego aéreo e maior segurança.
O valor central que oferecemos são os feeds de dados de rastreamento de voos tanto ao vivo quanto históricos. Isso é valioso para desenvolvedores acessarem facilmente dados de aeronaves em tempo real e integrá-los em suas aplicações. Existem diversos clientes potenciais, incluindo:
Empresas de aviação: Companhias aéreas, empresas de fretamento e outros negócios relacionados à aviação podem usar dados ADS-B para melhorar suas operações e fornecer informações mais precisas e atualizadas aos seus clientes.
Organizações de controle de tráfego aéreo: Organizações nacionais e regionais de controle de tráfego aéreo podem usar dados ADS-B para gerenciar melhor o fluxo de tráfego e melhorar a segurança em seu espaço aéreo.
Setor financeiro: Locadoras de aeronaves, gestores de ativos e companhias de seguro precisam de dados ADS-B precisos para rastreamento de conformidade, reconciliação de taxas de sobrevoo e avaliação de risco de frota.
MRO & fabricantes de motores: Insights operacionais a partir de dados ADS-B ajudam a refinar projetos de produto e melhorar ofertas de serviço. Isso inclui modelos de cobrança “power by the hour”, monitoramento da saúde do motor e manutenção preditiva.
Análise de dados & contabilização de carbono: Dados ADS-B alimentam análises para eficiência operacional, rastreamento da pegada de carbono e otimização de rotas.
Serviços de emergência: Polícia, bombeiros e outros serviços de emergência podem usar dados ADS-B para localizar rapidamente aeronaves em situação de emergência e prestar assistência.
Entusiastas da aviação: Entusiastas da aviação, como observadores de aeronaves e hobistas, podem usar dados ADS-B para rastrear aeronaves e monitorar padrões de voo.
Pesquisadores e acadêmicos: Pesquisadores e acadêmicos que estudam padrões de tráfego aéreo, meteorologia e outros temas relacionados à aviação podem usar dados ADS-B para conduzir pesquisas e obter insights.
2. Como funciona?
2.1 Cobertura
Nossa missão é oferecer cobertura global estável e acessível, ao mesmo tempo recompensando as estações que fornecem os dados. Qualquer pessoa no mundo pode se tornar participante do Wingbits e ser recompensada por monitorar os céus.
Para construir uma rede mais eficiente, criamos um modelo de cobertura confiável e econômico usando o sistema hexagonal h3 da Uber na resolução 3. Esse sistema divide o globo em hexágonos únicos, cada um com um código distinto. Nossa cobertura é segmentada de forma semelhante, com seções do céu monitoradas por nossos provedores de dados.

2.2 Afirmando localização
Uma vez que uma estação esteja registrada no sistema, ela será atribuída a uma área de localização (hex H3 na resolução 6) para uma janela de tempo determinada. Quando a estação começar a contribuir com mensagens posicionais de voo aos servidores Wingbits dentro dessa janela de tempo, a área de localização será reivindicada por essa estação. Nenhuma outra estação pode ser instalada em uma área de localização reivindicada.
O objetivo desse gerenciamento de áreas de localização é prevenir a sobresaturação de recompensas enquanto ainda fornece a qualidade de dados necessária para os clientes.
Qualquer área(s) de localização pode(m) ser habilitada(s) ou desabilitada(s) para novos cadastros com base em revisões regulares da cobertura de dados do projeto e desempenho de redundância das hexes de cobertura (recompensas), pela Wingbits.
2.3 Recompensas
A indústria de rastreamento de voos depende de voluntários que operam estações às suas próprias custas para coletar dados. No entanto, esse sistema pode ser considerado injusto. Para resolver isso, implementamos uma solução usando tecnologia blockchain para tokenizar os dados e recompensar as estações de maneira transparente e equitativa com base em sua contribuição.
As recompensas para nossos provedores de dados são alocadas usando o modelo de cobertura. Nesse modelo, cada hexágono de resolução 3 fornece uma recompensa diária fixa, distribuída entre os provedores com base na quantidade de dados enviados e no comprometimento deles com a rede via uptime. Esse modelo também alinha as recompensas com as capacidades de cada participante, auxiliando em nossa missão de estabelecer uma cobertura global ampla e confiável.
3. Tokenomics
$WINGS é um token SPL da Solana com oferta fixa de 10 bilhões de tokens, alocados conforme a tabela abaixo. No total, 51% de todos os tokens são alocados para a comunidade e iniciativas relacionadas ao suporte comunitário.

Alocação %
Uso
Detalhes
40%
Recompensas diárias das estações
4 bilhões de tokens serão usados para recompensar proprietários de estações por fornecerem dados à rede.
11%
Ecossistema
1,1 bilhão de tokens será usado para o ecossistema e será destinado a recompensar contribuidores do projeto, bem como iniciativas relacionadas a marketing, parcerias etc.
24.5%
Investidores
Isso é alocado para parceiros de capital e será usado em rodadas de financiamento
24.5%
Equipe
Isso será alocado aos fundadores e funcionários que fazem parte da construção do Wingbits
3.1 Investidores
Os investidores irão consolidar seus tokens ao longo de 1,5 ano. Haverá um bloqueio de 6 meses após o TGE, ponto em que os investidores recebem 10% de sua participação. Os 90% restantes serão liberados ao longo dos próximos 12 meses em um cronograma linear mensal, totalizando 1,5 ano de vesting.
3.2 Equipe
A equipe irá consolidar seus tokens ao longo de 2 anos. Haverá um bloqueio de 12 meses após o TGE, ponto em que a equipe inicia um cronograma de vesting linear. Os tokens da equipe serão liberados ao longo dos 12 meses seguintes com desbloqueios mensais lineares, totalizando 2 anos de vesting.
3.3 Ecossistema
11% da oferta de tokens está alocada para o ecossistema. O ecossistema será usado para colaborações de parceria, marketing e outras iniciativas que apoiem o crescimento e a saúde da comunidade.
3.4 Recompensas diárias das estações
Os 4 bilhões remanescentes são alocados para recompensar participantes com base em seu desempenho ao longo de um período de 20 anos, garantindo crescimento sustentável e participação de longo prazo na rede. Em uma primeira fase (do ano 1 até o ano 8) a alocação é dividida em dois compartimentos de recompensa distintos para incentivar comportamentos e contribuições específicas:
Compartimento de Recompensas Base (3 bilhões de tokens)
Compartimento de Participação Inicial (1 bilhão de tokens)
Além disso, um pool dedicado será alocado para recompensas bônus derivadas das recompensas não reclamadas. Essas recompensas bônus apoiarão iniciativas como bounties específicos por área, incentivos para baixa altitude e outros esforços para incentivar a implantação de estações e a otimização da rede. Embora o orçamento de bônus não seja explicitamente mostrado no gráfico da Fase 1, a oferta não reclamada permite flexibilidade para esses incentivos.
3.4.1 Fase 1 (ano 1 a ano 8)
Os tokens serão distribuídos para os seguintes pools/cofres (Network Score será substituído por "Base Rewards" na imagem abaixo):
As recompensas de cada estação na Fase 1 são calculadas usando a seguinte fórmula:
3.4.1.2 Compartimento de Recompensas Base
Um total de 3 bilhões de tokens será alocado para o Compartimento de Recompensas Base. Esses tokens também serão distribuídos de forma uniforme ao longo de 8 anos. Esse compartimento recompensa participantes com base em seu Network Score, que avalia a importância relativa das contribuições de uma estação usando o algoritmo PageRank, uma métrica bem conhecida para avaliar a importância de um nó em uma rede. O Network Score considera a quantidade de dados fornecidos, bem como a contribuição relativa em fornecer pontos de dados para cada hexágono.
3.4.2.2 Compartimento de Participação Inicial
O Compartimento de Participação Inicial é projetado para incentivar tanto a participação precoce quanto a cobertura geográfica. Um total de 1 bilhão de tokens será distribuído ao longo dos primeiros 5 anos. A recompensa por Participação Inicial alocará uma proporção maior de tokens, com uma redução anual de 10% nas recompensas a cada ano. Essa abordagem recompensa contribuintes iniciais enquanto mantém incentivos contínuos para cobertura. É calculada como:
3.4.2 Fase 2 (ano 9 a ano 20)
Em uma segunda fase (do ano 9 ao ano 20) a alocação remanescente do pool de tokens não reclamados da Fase 1 é dividida entre a extensão das Recompensas Base e as recompensas Bônus.
As recompensas de cada estação na Fase 2 são calculadas usando a seguinte fórmula:
3.4.2.1 Oferta de Recompensas Base não Reclamadas & Bônus
Como a cobertura global ainda não foi totalmente alcançada, e aproximadamente 40% dos hexágonos permanecem não cobertos devido a restrições geográficas, essas áreas não reclamadas serão adicionadas a outro fundo. Esse fundo é destinado a estender as Recompensas Base na segunda fase e também fornece recompensas bônus.
3.4.3 Processo para reivindicar recompensas
Reivindicar recompensas é um processo manual para dar aos usuários controle e potencialmente evitar a criação de eventos tributáveis diários. Em muitas jurisdições, cada transferência de token é tributável, então pagamentos automáticos diários criariam um ônus administrativo. Com a reivindicação manual, os operadores de estação podem escolher quando mover os tokens do cofre da Wingbits para sua carteira pessoal — diariamente, semanalmente, mensalmente ou com menos frequência — com base em suas preferências ou regras fiscais locais. Recompensas não reclamadas permanecem acessíveis e ainda podem ser usadas dentro da plataforma (por exemplo, para benefícios ou acesso a dados) sem desencadear uma transação tributável. Esse design flexível equilibra facilidade de uso, considerações regulatórias e engajamento na plataforma.
3.5 Fluxo de Tokens
Compradores podem acessar os dados da Fundação com nosso token nativo $WINGS, USDC e, no futuro, também via transferências bancárias. Os fundos que entrarem na fundação serão usados da seguinte forma:
Aproximadamente 25% serão usados para cobrir custos operacionais.
50% da receita será usada para recomprar e queimar tokens.
25% dos fundos serão usados para adicionar ao tesouro da Wingbits.
3.6 Sumidouros & Torneiras
Sumidouros Propósito: Apoiar valor e estabilidade de longo prazo
Torneiras Propósito: Aumentar o uso & aumentar a participação
Multiplicador de staking (temporário)
Loja $WINGS
Níveis de detentores (temporário)
Programa de recompra e queima
Pagar por acesso a dados & queimar
Recompensas de mineradores
Recompensas de multiplicador de staking
Airdrops (mínimos)
Bônus (baixa altitude, bounties etc.)
3.6.1 Multiplicador por retenção de tokens
Introduziremos vários multiplicadores de staking que iniciarão automaticamente quando um participante atingir certos limites de tokens e deixar os tokens não reclamados.
Por exemplo:
Atingir X número de tokens pode gerar um multiplicador de 1,05x.
Atingir X número de tokens pode gerar um multiplicador de 1,1x.
Atingir X número de tokens pode gerar um multiplicador de 1,15x.
Atingir X número de tokens pode gerar um multiplicador de 1,2x.
Nota: níveis a serem definidos.
3.6.2 Gastar $WINGS na plataforma
Ofereceremos bens e serviços através da plataforma que podem ser comprados usando tokens. Gastar tokens na plataforma dará aos usuários acesso a itens como colecionáveis, NFTs ou serviços digitais. Tokens usados nessas transações serão queimados, reduzindo assim a oferta total de tokens.
3.6.3 Benefícios por nível de detentor
Os usuários podem alcançar níveis de detentor mais altos mantendo seus tokens não reclamados ao longo do tempo. À medida que os usuários alcançam níveis mais altos, desbloqueiam benefícios e privilégios exclusivos. Os benefícios podem incluir:
Benefícios comunitários
Insígnias de perfil ou títulos
Desbloqueio de funcionalidades adicionais da plataforma como usuário Diamante ou Ouro
Benefícios de acesso
Acesso antecipado a novos produtos
Convites para discussões de produto e outros desenvolvimentos empolgantes
Convites para eventos exclusivos
Recompensas tangíveis
Merchandising em edição limitada
Acesso a NFTs
3.6.4 Programa de recompra e queima
Quando a Wingbits vender dados, 50% da receita gerada será utilizada para recomprar e queimar tokens $WINGS.
3.6.5 Pagar por acesso a dados & queimar
$WINGS pode ser usado por terceiros para pagar por dados ADS-B brutos ou enriquecidos da Wingbits para uso comercial, de pesquisa ou pessoal. Cada pagamento contribui para o ecossistema queimando uma porção dos $WINGS e reduzindo a oferta em circulação.
Lançamento da mainnet: O lançamento da mainnet desbloqueará novas capacidades para o ecossistema Wingbits, permitindo integração de tokens para recompensar contribuidores, incentivar a expansão da rede e facilitar transações baseadas em tokens.
Desenvolvimento do produto: Wingbits aprimorará a experiência do usuário para sua comunidade com iniciativas como melhor usabilidade da plataforma, recursos de gamificação e um aplicativo móvel, e para clientes B2B novos produtos de dados serão introduzidos.
Crescimento da rede: Marketing estratégico, esforços de construção de comunidade e engajamento ativo com partes interessadas da indústria impulsionarão a conscientização, adoção e participação de contribuidores. Esses esforços visam alcançar cobertura global até o final de 2025, criando uma rede de rastreamento de voos abrangente.
Expansão de mercado: Wingbits perseguirá oportunidades de vendas para capturar uma fatia significativa do mercado de dados ADS-B. Aproveitando seu pipeline existente, a empresa direcionará indústrias como aviação, finanças e análise de dados para maximizar seu impacto no mercado.
4. Marcos do projeto
4.1 Marcos passados 2024
Captou US$ 9,2 milhões em financiamento de investidores.
Expandiu a rede global para 2.100 estações ativas em 85 países.
Garantiu pré-encomendas de 2.000 novos dispositivos, com entrega prevista para fevereiro de 2025, alcançando 10-15 pedidos diários.
Projetado para exceder 4.500 estações ativas totais até março de 2025.
Construíu uma comunidade vibrante com mais de 5.000 membros ativos no Discord, mais de 10.000 seguidores no Twitter e mais de 8.500 usuários registrados na plataforma.
Conquistou clientes pagantes que validaram o caso de negócio e o modelo.
Lançou uma testnet bem-sucedida com distribuição contínua de recompensas sem problemas.
Demonstrou expertise em segurança de rede em discussões com uma grande empresa americana de aeroespacial e defesa, mostrando capacidades avançadas em integridade e proteção de dados.
Estabeleceu liderança na indústria por meio de inovações como integração de tecnologia RTK e o dongle de segurança USB proprietário Geosigner.
Comparou a cobertura superior das estações em relação aos líderes de mercado, provando maior desempenho e confiabilidade.
Onboardou nosso primeiro cliente pagante, uma empresa aeroespacial americana, e avançando vários programas pilotos com organizações de análises e inteligência de aviação.
Ganhou reconhecimento de partes interessadas da indústria, incluindo representantes da Eurocontrol, enfatizando inovação em rastreamento de voos após uma década de estagnação.
4.2 Marcos futuros
Lançamento da mainnet: O lançamento da mainnet desbloqueará novas capacidades para o ecossistema Wingbits, permitindo integração de tokens para recompensar contribuidores, incentivar a expansão da rede e facilitar transações baseadas em tokens.
Desenvolvimento do produto: Wingbits aprimorará a experiência do usuário para sua comunidade com iniciativas como melhor usabilidade da plataforma, recursos de gamificação e um aplicativo móvel, e para clientes B2B novos produtos de dados serão introduzidos.
Crescimento da rede: Marketing estratégico, esforços de construção de comunidade e engajamento ativo com partes interessadas da indústria impulsionarão a conscientização, adoção e participação de contribuidores. Esses esforços visam alcançar cobertura global até o final de 2025, criando uma rede de rastreamento de voos abrangente.
Expansão de mercado: Wingbits perseguirá oportunidades de vendas para capturar uma fatia significativa do mercado de dados ADS-B. Aproveitando seu pipeline existente, a empresa direcionará indústrias como aviação, finanças e análise de dados para maximizar seu impacto no mercado.
5. Regras/Detalhes adicionais
Todos os participantes das fases alfa e beta receberão recompensas retroativas com base em suas contribuições históricas de dados, uma vez que o projeto transicione para a mainnet. Essas recompensas serão pagas diariamente por 365 dias, em 365 parcelas iguais.
A validação das coordenadas da estação (lat/lon) será realizada regularmente e estações operando fora de sua localização reivindicada não ganharão recompensas até retornarem à localização correta.
Cada local reivindicável corresponde a um hexágono h3 na resolução 6, com um máximo teórico de 14.117.882 locais/antenas. Cerca de 70% desses hexágonos estão sobre água e a maioria não estará geralmente disponível/utilizável.
A Wingbits reserva-se o direito de limitar a disponibilidade de localizações, com base em revisões regulares da cobertura de dados do projeto e do desempenho de redundância.
Se a estação de um participante ficar incapaz de fornecer dados por mais de 100 dias, a Wingbits reserva-se o direito de liberar a localização (hex res 6) e torná-la disponível para outros.
As estações podem enviar apenas dados recebidos pelo receptor/decodificador daquela estação a partir da antena conectada. Não é permitido dados de terceiros ou dados provenientes de outros dispositivos.
Quebrar ou tentar burlar quaisquer regras do projeto, ou em geral causar dano ao projeto, resultará em banimento imediato, perda de hexágonos e perda de recompensas futuras.
Atualizado